Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Criado: Quarta, 19 Mai 2021 15:40

fachada

Lema: "Pátria, Honra, Dever e Disciplina"

Em 9 de março de 1889 foi criado, no Rio de Janeiro, o primeiro Colégio Militar do Brasil, para amparar os órfãos de combatentes da Guerra do Paraguai. Posteriormente, já no século XX, foram criados vários outros Colégios Militares. Nos anos 1950, o Governador do Estado, Moysés Lupion, interessado em instituir um Colégio Militar no Estado do Paraná, aliou-se com representantes do Exército para negociar a viabilização do seu projeto, e, em 15 de dezembro de 1958, foi criado o Colégio Militar de Curitiba, com sede oficial no antigo Parque de Exposições localizado no bairro do Tarumã. Em 21 de abril de 1959, após as adequações nas instalações, iniciou-se as atividades do Colégio Militar de Curitiba, com 53 alunos e sob o comando do então Tenente Coronel Alípio Ayres de Carvalho, participante ativo na criação do Colégio.

Desde sua criação o Colégio Militar de Curitiba sempre manteve a tradição obtida pelos primeiros Colégios Militares e, como um Colégio conceituado, primando pela disciplina, camaradagem, espírito de equipe e companheirismo, formou milhares de estudantes, dentre os quais, muitos que se destacaram em nossa sociedade.

Durante 30 anos, o Colégio Militar de Curitiba destinou suas vagas da 5ª série do Ensino Fundamental ao 3ª ano do Ensino Médio somente para meninos, sendo que parte deles estudava em regime de internato. Em 1988, reestruturações na política das Forças Armadas ocasionou o fechamento do Colégio Militar de Curitiba.

Após 5 anos, no dia 16 de dezembro de 1993, foi assinada a Port Min nº 690, de 17 de dezembro de 1993, pelo Ministro do Exército, Zenildo Zoroastro de Lucena, determinando a reabertura do Colégio Militar de Curitiba. O ano de 1994 foi dedicado às reformas das instalações, planos de ensino e seleção de professores e funcionários.

No dia 21 de abril de 1995, o Colégio Militar de Curitiba reinicia uma nova fase em sua história, com a abertura dos portões para alunos das 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio, selecionados por meio de concurso, o qual também passou a admitir meninas.

Muitas foram as dificuldades, mas o Colégio Militar de Curitiba acompanhou a evolução do sistema de ensino, atualizou-se e, hoje, volta a integrar-se entre as melhores instituições de ensino de nossa comunidade.

O Colégio tem hoje o seu ensino valorizado por uma destinação preparatória à Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), ao Instituto Militar de Engenharia (IME), à Escola Naval (EN), à Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), à Academia de Força Aérea (AFA) e ao Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), além dos vestibulares às instituições de ensino superior e civis, sem perder a sua característica assistencial de acolher os dependentes de militares.

Os Colégios Militares, em síntese, têm como meta geral levar seus alunos à descoberta de suas potencialidades como elemento de autorrealização, qualificação para o trabalho e preparo para a vida, como cidadãos educados segundo os valores, costumes e tradições do Exército Brasileiro. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página

                                                                                                                                                                                                                      
                                                                                                                                                                                                                           

                                                                                                                                                                                                                            Colégio Militar de Curitiba

                                                                                                                                                                                                                          Praça Conselheiro Thomaz Coelho, nr 01 CEP: 82800-030 Tarumã Curitiba - PR

                                                                                                                                                                                                                             Autorizado pelo Boletim do DECEx nr 85, de 24 de novembro de 2016.