Projeto Pedagógico 2021 - 2025

O COLÉGIO MILITAR DE CURITIBA (CMC) é um estabelecimento de ensino que integra o Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), um dos subsistemas do Sistema de Ensino do Exército, tendo a missão de ministrar a educação básica, nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e no ensino médio, com o propósito de atender aos dependentes de militares de carreira do Exército e capacitar os alunos para o ingresso em estabelecimento de ensino militar e instituições civis de ensino superior.
Faz-se necessário o preciso entendimento das duas vertentes de ensino aqui destacadas - a preparatória e a assistencial - bem como do caráter imprescindível da articulação entre elas, no intuito do melhor cumprimento da missão dos Colégios Militares.
O ensino preparatório deve ser entendido em dois sentidos: o latu e o strictu.
No sentido latu, o ensino preparatório prepara para a vida. Preparar para a vida é capacitar todos os discentes à busca ética da felicidade e da realização pessoal, entendendo como em aberto esta capacitação.
No sentido strictu, o ensino preparatório deve habilitar todos os alunos ao prosseguimento dos estudos, seja pelo despertar das vocações militares – em especial para o ingresso na EsPCEx e no IME –, seja pela preparação aos processos seletivos ao ensino superior.
A educação assistencial remete à gênese e à justificativa do próprio SCMB: a busca do equacionamento das vicissitudes inerentes à profissão militar, das dificuldades impostas à família castrense que impactam o moral da tropa.
O ALUNO DO COLÉGIO MILITAR
O perfil do estudante que ingressa, atualmente, nos CM é distinto do estudante que há dez, quinze anos, ingressava nesses estabelecimentos de ensino. Seus anseios, suas relações sociais, seus costumes e, principalmente, suas “apropriações do saber” ocorrem de maneira distinta às do passado. Eis então o desafio contemporâneo da escola: buscar novas metodologias para atender às novas demandas, estimulando os docentes do Sistema às novas práticas de ensino.
O discente do Colégio Militar deve apresentar em seu perfil as seguintes habilidades, dentre outras que encontram-se no nosso Projeto Pedagógico: possuir atitudes e incorporar valores familiares, sociais e patrióticos que lhe assegurem um futuro de cidadão patriota, cônscio de seus deveres, direitos e responsabilidades, qualquer que seja o campo profissional de sua referência, civil ou militar; possuir as competências e habilidades fundamentais ao prosseguimento dos estudos acadêmicos e não simplesmente conhecimentos supérfluos que se encerrem em si mesmos; ser autônomo e compreender o significado das áreas de estudo e das disciplinas, enquanto participante do processo histórico da transformação da sociedade e da cultura, buscando e pesquisando, de forma continuada, informações relevantes; e ter despertada a sua vocação para a carreira militar
O PROJETO PEDAGÓGICO DO SISTEMA COLÉGIO MILITAR DO BRASIL
O primeiro Projeto Pedagógico (PP) elaborado para o Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) abarcou o quinquênio 2016-2020 com marcos importantes para esse que está sendo aprovado para o período de 2021-2025.
Para 2025, o desafio é projetar o SCMB para um cenário de vanguarda educacional sempre fundamentado nos valores e nas tradições do Exército Brasileiro, sua Instituição mantenedora.
Ao falar do Exército Brasileiro reportamo-nos a uma Instituição ‘Braço Forte, Mão Amiga’ que tem na força de seu braço o dever de defender a soberania brasileira, e na sua mão, a valorização de uma geração que é forjada, desde os Colégios Militares até as Escolas de Formação Militar, para prosseguir como cidadãos patrióticos e cônscios de seus ideais.
O PP/SCMB se encontra dividido em três marcos: o Conceitual (ou filosófico), o Situacional (ou referencial) e o Operacional. Para conhecer um pouco mais do nosso Projeto Pedagógico, acesse o link - > Projeto pedagógico ou clique na imagem abaixo:
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